Suplementação: vale a pena encarar?

 Por Natali Ribeiro

suplementos

Olá meninas ! Tudo Bem?

Hoje o assunto vai ser bem interessante e um tanto quanto polêmico: suplementação.

Os suplementos alimentares são substâncias quimicamente produzidas para complementar os benefícios oferecidos pelos alimentos. São compostos que podem fornecer proteínas, carboidratos, vitaminas e sais minerais.

Os suplementos são divididos em 5 categorias:

– REPOSITORES HIDROELETROLITICOS: possuem carboidratos e eletrólitos. Tem como objetivo a reposição de líquidos e sais que se perdem durante a prática de exercícios físicos por meio da transpiração.

– REPOSITORES ENERGETICOS: em sua maioria apresentam carboidratos em sua composição com acréscimo ou não de vitaminas e minerais. Mantêm o nível correto de energia para atletas.

– ALIMENTOS PROTEICOS: como o nome já diz, possuem proteínas que, geralmente, possuem um alto valor biológico provenientes de animais. Podem conter gorduras e carboidratos.

– ALIMENTOS COMPENSADORES: contêm proteínas, carboidratos e gorduras em concentrações diversas. Podem levar também vitaminas e minerais.

– AMINOACIDOS DE CADEIA RAMIFICADA: possuem aminoácidos essenciais que são aqueles que o nosso corpo não é capaz de produzir e devem ser supridos na alimentação.  São eles: leucina, isoleucina e valina. Geralmente consumidos por atletas que treinam por um período longo.

Hoje, os suplementos alimentares são usados indiscriminadamente por qualquer pessoa de qualquer idade, sem prescrição médica ou nutricional. Um erro grave que pode comprometer a saúde dos rins, fígado e coração. Sem contar o suor excessivo, aceleração dos batimentos cardíacos, aumento da pressão arterial, insônia, cansaço e alteração da percepção de dor.

Portanto, os suplementos alimentares são indicados geralmente para atletas com um período longo de treino, chegando a treinar, em média, de 6 a 8 horas por dia, tendo um gasto energético muito alto e que, apenas com alimentação, não conseguem manter o equilíbrio energético.

Então, se você está pensando em fazer uso de suplementação, procure primeiro um médico ou um nutricionista especializado. Ele saberá informar se você precisará ou não fazer uso do suplemento.

Lembrem-se, meninas: nada como uma boa alimentação para nos manter bem dispostos e com energia suficiente para trabalhar e treinar. Com alimentação balanceada, o nosso organismo também é capaz de fornecer energia e construir músculos. Pensem nisso !!!!

Até a próxima !!!!

Beijo!

Natali.

Anúncios

5 comentários sobre “Suplementação: vale a pena encarar?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s